Há muito tempo o branco puríssimo deixou de ser o único tom possível para as noivas. A cartela de cores de vestidos de noiva cresceu bastante, especialmente se considerarmos os últimos desfiles de moda-noiva. Entre variações de brancos e cores mais ousadas, as opções são várias.
Escolher a melhor cor para o seu de noiva vai além de uma questão de preferência: também tem a ver com o seu estilo, com o estilo do seu casamento e com o que pode destacar mais os seus pontos fortes.
Neste blogpost, vamos te ajudar a compreender melhor este processo, falando tanto sobre as principais cores de vestidos de noiva, como trazendo algumas dicas que podem te ajudar a fazer escolhas mais coerentes.
Lembrando que: vestido de noiva perfeito é aquele que te deixa realizada! Portanto, o que traremos aqui são orientações e sugestões que podem ampliar as suas opções. Não existem regras definitivas!
Se preferir, confira o vídeo em que nossa expert em noivas, Paula Emanuelle, explica sobre o assunto:
Embora nas culturas ocidentais o branco óptico seja considerada a cor mais clássica para casamentos, ele não foi a primeira cor usada por noivas. Era comum que muitas se casassem de variados tons, entre vermelho e azul. Foi Maria Stuart, rainha da Escócia e França, que trouxe a opção à tona ao se casar com um vestido com detalhes em branco, em homenagem à sua mãe.
A tradição se expandiu, porém, a partir da rainha Victoria da Inglaterra, que se casou em um modelo totalmente branco, em renda e com véu, algo que não era muito usual na época. A moda se espalhou entre a população e se expandiu por vários países ocidentais. A cor, inclusive, foi a escolhida pelo imperador Napoleão Bonaparte para a sua coroação.
O branco é frequentemente associado à “pureza” e hoje é normalmente a escolha de noivas muito tradicionais. Porém, tem perdido cada vez mais espaço para o off white, ou branco natural.
Foto: Voal Fotografia
O off white é hoje a cor mais escolhida por nossas noivas. Ele se diferencia do branco tradicional por ter uma tonalidade mais natural e menos reluzente. É ainda um tom democrático, que transita do dia à noite, do campo às catedrais, com muita elegância.
Depois do off white, o rose gold tem sido uma das principais opções de nossas noivas. Moderno e romântico, ele pode ser tanto a cor principal dos modelos como ser sobreposto a rendas, destacando seus desenhos.
Outra cor que aparece cada vez mais para as noivas é o nude. Importante: existem várias tonalidades de nude, e aqui nos referimos às mais terrosas. Assim como o rose, ele funciona muito bem para destacar o desenho de rendas sobrepostas, e é perfeito para noivas mais ousadas mas que fazem questão de manter a elegância.
Passeando por tons de amarelo, rosé e nude, o champagne é uma cor que frequentemente cai em desuso, mas muito democrática. Além de funcionar muito bem com diferentes tons de pele, ele vai bem de vestidos românticos e leves aos mais estruturados. Ele foi grande destaque nos desfiles do último Barcelona Bridal Week, o maior evento de moda-noiva do mundo.
O champagne esteve entre os destaques nas passarelas da última Barcelona Bridal Week. Foto: Reprodução
Nas últimas coleções de grifes de todo o mundo, cores como o azul e rosa bebê ganharam mais destaque, tanto como cores principais como de detalhes. Interessante tanto para as noivas mais divertidas e ousadas, como para casamentos civis, renovação de votos e bodas.