BLOG
do atelier

Making of da noiva: prepare-se para este momento

24 de fevereiro de 2022

Making of ou Dia da Noiva são duas formas diferentes de chamar um dos momentos mais especiais para muitas noivas: o momento que antecede a entrada no altar, quando as noivas se arrumam e se preparam para a cerimônia. Na maioria das vezes, ele inclui maquiagem, penteado, fotografias com o vestido e também momentos especiais e divertidos com a mãe, madrinhas ou irmãs.

Assim como outros detalhes do casamento, é importante que este momento seja planejado com cuidado e compromisso, tanto para que tudo corra tranquilamente, como para não atrasar o evento. Afinal, noiva atrasada é algo que perdeu a elegância há muito tempo!

O ideal é que o planejamento para o making of da noiva comece algumas semanas antes do casamento, junto aos profissionais e convidadas. Neste texto, vamos trazer algumas dicas para organizar um Dia da Noiva perfeito e com tranquilidade:

Por que fazer o making of?

O making of é o início de um dos momentos mais importantes da sua vida. É o momento final de preparar corpo, mente e espírito para entrar oficialmente em uma nova fase da sua vida. E também o início de um momento que foi preparado ao longo de vários meses (em alguns casos, anos). Por isso, ele merece ser especial.

Foto: Milla Magalhães

 

Sozinha ou acompanhada de pessoas queridas, nós sempre recomendamos que você tenha este momento preparatório. E que não seja apenas um momento de se maquiar ou vestir, mas também de se conectar consigo mesma, com quem você ama, fazer rituais que fazem sentido para você, refletir, escrever, receber presentes de pessoas queridas, tirar fotos do seu visual de noiva impecável… é o seu momento! Viva e se emocione com ele.

Foto: Luiza Villaroel

Foto: Leo Gomes

Foto: Renato Cardoso

Foto: André Usagi

Onde fazer o making of da noiva?

A escolha do lugar para o making of da noiva é muito importante e deve ser feita com antecedência, para garantir que o espaço estará a sua disposição. Existem várias opções, desde salões especializados, hotéis ou até no próprio lugar da cerimônia. A maioria dos espaços de casamentos, especialmente sítios e fazendas, têm um espaço reservado especialmente para a noiva.

Considere a distância do local do making of para onde será realizada a cerimônia: quanto mais perto um do outro, melhor. Dessa forma, você reduzirá o impacto de fatores como trânsito ou o tempo sobre o seu deslocamento.

É essencial ainda que o local escolhido seja bem iluminado para maquiagem e tenha estrutura elétrica para os equipamentos utilizados pelos profissionais de beleza. Considere também se o espaço é um ambiente interessante para as fotos, tanto no quesito decoração quanto iluminação.

Quem convidar?

Foto: Luiz Otavio

Lembre-se que este é o início de um dos dias mais importantes da sua vida. Por isso, convide para o making off apenas quem ajudará a torná-lo o mais agradável possível: entre pais, sogros, madrinhas, padrinhos, filhos, pets… o essencial é que sejam pessoas que contribuirão para que o momento seja sempre como sonhou!

Foto: Luiz Otavio

Foto: André Usagi

Foto: Luiz Otavio

Antes de fazer os convites, considere a capacidade do lugar em que o making of será realizado: não convide mais pessoas do que o espaço comporta confortavelmente, considerando também os profissionais que estarão ali.

Planeje com os profissionais

Foto: Joana Costa

É essencial que os profissionais que participarão do seu making of (normalmente espaço, buffet, fotografia, buquê e profissionais da beleza) estejam totalmente alinhados com você e com a sua agenda. Para que tudo corra como planejado, certifique-se de que eles estarão dedicados somente a você, ou no máximo a mais uma pessoa.

Isso é uma das estratégias para evitar atrasos. Como já dissemos, noiva atrasada já deixou de ser charmoso há muito tempo! Por isso, seja rígida com os horários (seus e de suas convidadas!). Isso é um sinal de respeito com o seu sonho, com seus convidados e com os profissionais dedicados ao grande dia.

Foto: Priscilla Sousa

Confirme o que espaço em que você realizará o seu making of oferece: taças, chinelos, robes, poltronas, entre outros itens que garantirão o seu conforto. Caso o local não ofereça o que você precisa, programe-se para levar (ou para que alguém faça isso por você).

Recomendamos que alguns dias antes, você faça testes de penteado e maquiagem, para garantir que o seu visual ideal saia conforme planejado. Será o momento de avaliar detalhes e fazer definições, inclusive de acessórios. Uma dica é: tente conciliar a data dos testes com a da última prova de ajustes do seu vestido de noiva. Dessa forma, você terá uma visão completa do seu visual! E, quem sabe, até fazer algumas fotos no Atelier?

Falando em fotos, considere também o momento das fotos durante e pós-produção. Você não vai se arrepender de dedicar um tempo para isso: serão os seus melhores e mais lindos registros de noiva. Afinal, tanta produção e investimentos (emocionais e financeiros) merecem registros maravilhosos! Inspire-se em algumas de nossas noivas:

Foto: Leo Gomes

Foto: André Usagi

Foto: Gabriel Godoi

Foto: Aproximar Fotografia

Foto: Milla Magalhães

Foto: Guilherme Reis

Foto: Karine Lima

Dica final: cuide-se!

O dia que antecede o seu casamento também é essencial para que tudo corra bem. Por isso, certifique-se de ter pelo menos 8 horas de sono e acordar revigorada! Isso será bom para a sua mente e para a sua pele. Está ansiosa? Converse com seu cônjuge, com alguém da sua família, com um profissional, tenha um momento de meditação. Use estratégias! Neste vídeo, elencamos algumas táticas que podem ajudar a lidar com a ansiedade. 

Atenção para a sua alimentação. Não se esqueça de se alimentar e com qualidade, ok? Coma alimentos saudáveis e leves e hidrate-se! Isso te deixará forte e também evitará inconvenientes como retenção de líquidos ou quedas de pressão.

Lembre-se: se cuidar é essencial. Viver o grande exige muito cuidado, especialmente com você!

O que você achou dessa matéria?
Conta pra gente.

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu email não será publicado.