BLOG
do atelier

Noiva sustentável: seu vestido com responsabilidade

16 de março de 2021

Embora sejam parte da realização de um sonho, os vestidos de noiva são parte também de uma importante cadeia produtiva: a da moda. E, assim como o mundo da moda urbana, a moda bridal tem passado por transformações cada vez mais intensas. As grifes têm se empenhado para criar vestidos que, além de lindos, impactem o planeta e a humanidade de formas positivas. Falar de sustentabilidade na moda-noiva, porém, não é falar somente da produção, mas também do consumo. Ou seja: você, noiva, também é agente de mudança!

Você pode estar se perguntando: mas como? onde eu me encaixo nisso tudo? será que existem alternativas acessíveis para mim? Para te ajudar no processo de ser uma noiva mais consciente, preparamos algumas dicas:

Troque “barato” por “justo”

acabamento-vestido

Atenção aos detalhes: os tecidos e acabamentos de um vestido dizem muito sobre sua durabilidade. Foto: Le Gras

 

O famoso “bonito e barato” nem sempre é a melhor escolha. Não deixe estes dois fatores serem os únicos na hora de decidir. Observe: qual é a qualidade dos tecidos, acabamentos e outros materiais utilizados? Peças feitas para durar tendem a ter os detalhes mais bem feitos, além de serem feitos com produtos de maior qualidade. Ao reparar nisso, você saberá que está optando não só pelo seu vestido dos sonhos, mas por uma peça que dificilmente será descartada logo, tornando-se mais um resíduo poluente para o planeta.

Preste atenção em quem te atende

Apesar do seu objetivo principal ser o vestido, as pessoas que trabalham no seu sonho são essenciais para que tudo saia certo. Por isso, observe: qual é a condição do espaço onde você está sendo atendida, ou seja, de onde as pessoas que me atendem estão trabalhando? essas pessoas têm condições para trabalhar de forma humana e adequada? 

Preste atenção nas condições de trabalho das pessoas que cuidam do seu vestido dos sonhos. Foto: Reprodução

O aluguel pode ser uma boa escolha

Alugar é uma escolha que oferece facilidades e que também é benéfica para o meio ambiente. O vestido de noiva não é uma peça que você usará com frequência, por isso, utilizar no seu grande dia e deixar que ele realize o sonho também de outras noivas é uma escolha sustentável, afinal, roupa menos poluente é aquela que já existe. 

Para que essa opção te deixe realizada, a escolha do atelier é muito importante: escolha quem cuida bem dos vestidos, apresenta produtos sempre em ótimas condições e limite o número de usos. Afinal, apesar de materiais e acabamentos de maior qualidade garantirem uma vida útil (e linda) maior ao vestido, peças claras e feitas em rendas e outros tecidos nobres precisam de cuidados especiais.

Prefere comprar? Dê vida nova ao seu vestido!

Se você é uma noiva que prefere um vestido sob medida, ou que prefere comprar, temos algumas ideias para você: que tal dar vida nova ao seu vestido? Com o auxílio de uma profissional qualificada, você pode aproveitar a estrutura e os materiais do seu vestido e criar novas peças, como blusas, saias, calças.

Outra alternativa é resgatar as antigas tradições e deixar que o vestido transite entre outras gerações. De mãe para filha, de filha para neta, e por aí vai. Se essa for a sua escolha, procure orientações sobre a melhor forma de guardar o seu vestido.

Dica: se você optou por um vestido sob medida no Atelier White Dress, podemos avaliar a possibilidade de inseri-lo em nosso estoque para que seja vendido ou alugado para outras noivas. Assim, além de ter um modelo feito exclusivamente para você, você impede que o seu #whitedressperfeito fique parado por anos, e ainda pode recuperar uma parte do seu investimento. Veja aqui um pouco do nosso processo de confecção. 

Fazer escolhas conscientes é cuidar do seu sonho e do futuro. É ser autêntica e priorizar o que realmente importa. Por isso, sempre considere o processo e quem está por trás do seu vestido dos sonhos! Quer saber mais sobre o assunto? Faça o download gratuito do nosso e-book Noiva Autêntica e Consciente: um olhar cuidadoso para o seu vestido dos sonhos. 

O que você achou dessa matéria?
Conta pra gente.

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu email não será publicado.