BLOG
do atelier

Barcelona Bridal Week: as principais tendências para noivas em 2021

29 de setembro de 2020

Dos dias 18 a 22 de setembro aconteceu a primeira edição online da Barcelona Bridal Week, o maior evento de moda bridal do mundo, que reúne centenas de grifes vindas de todas as partes do globo. Além do evento ser a oportunidade de conhecer novas marcas e estilistas, as passarelas do BBFW são o palco onde vemos tanto as propostas de cada grife, como principais tendências em vestidos de noiva para 2021.

Este ano o evento foi totalmente digital, e nós acompanhamos tudo que aconteceu lá. Por isso, hoje trouxemos as nossas principais impressões sobre as tendências e novidades em vestidos de noiva.

 

De tendências a clássicos

Se há dois anos atrás detalhes como aplicações 3D, decotes e cavas profundas, transparências e forros nude surgiram como novidades, este ano eles apareceram como clássicos, já totalmente aderidos tanto pelas noivas (inclusive pelas nossas!), quanto pelas grifes.

Fotos: Valmont Barcelona Bridal Fashion Week

 

Outra tendência que apareceu com muita força no ano passado e que se consolidou foram as mangas diferenciadas, que aparecem como ponto de diferenciação em vários vestidos. Sejam fluidas, amplas, transparentes, bordadas ou com babados, elas continuam fortes na moda bridal.

Fotos: Valmont Barcelona Bridal Fashion Week

 

O já há muito tempo consolidado decote nas costas também continua muito presente nas coleções, mesclando sensualidade e elegância com primor.

Fotos: Valmont Barcelona Bridal Fashion Week

 

Ganhando força

Tendências que apareceram timidamente nas coleções anteriores, este ano ressurgiram com mais força. Será que agora ganham maior adesão das noivas brasileiras?

Uma dessas tendências são os cintos, que trazem força e destaque para a cintura bem marcada. Elegantes e modernos, eles estão tanto em modelos mais românticos, quanto nos mais despojados.

Fotos: Valmont Barcelona Bridal Fashion Week

 

Os macacões e smokings femininos também reapareceram, trazendo a sofisticação da alfaiataria para os looks das noivas. Ótimas alternativas para noivas modernas e fashionistas, e também para casamentos civis.

Fotos: Valmont Barcelona Bridal Fashion Week

 

As golas altas, que vimos muito nos desfiles da Semana de Moda de Paris deste ano, também estão entre as tendências para as noivas mais sóbrias e sofisticadas.

Fotos: Valmont Barcelona Bridal Fashion Week

 

E o que há de novo?

Apesar de termos vistos muitas tendências ressurgirem e se tornarem clássicos, os desfiles trouxeram novas ideias para a moda bridal. Recuperação de algumas tradições, entre cores e formas de fazer, e a introdução de novos tecidos e estéticas uniram a tradição e o contemporâneo, resultando em vestidos que são verdadeiros sonhos. Para nós, os maiores destaques:

Sustentabilidade em pauta

A escolha de tecidos mais sustentáveis e de cadeias produtivas humanizadas foi um destaque para as coleções de vários estilistas. Enquanto algumas grifes introduziram tecidos pouco convencionais em vestidos de noivas, como o cânhamo belga, bambu e o poliéster reciclado, outras investiram em tecidos mais tradicionais, como crepe, cetim, tule e mikado com certificação ecológica. Além disso, bordados e miçangas com vidro 100% reciclado e zíperes produzidos a partir de garrafas pet.

Fotos: Valmont Barcelona Bridal Fashion Week

 

A sensibilidade também se estendeu às formas de produção: o artesanal, feito à mão, já muito valorizado no mundo da alta costura, apareceu com destaque desde os minuciosos bordados até na composição das tramas dos tecidos.

Fotos: Valmont Barcelona Bridal Fashion Week

 

Cores que surgem, cores que reaparecem

Dando continuidade à ampliação das cartelas de cores para vestidos de noivas, vários estilistas ousaram, introduzindo especialmente o rosa e o azul. Embora menos requisitados pelas quem vai se casar pela primeira vez, os vestidos de noiva coloridos frequentemente são a escolha daquelas que já se casaram antes.

Fotos: Valmont Barcelona Bridal Fashion Week

 

Os clássicos marfim e champagne receberam uma releitura em, surpreendendo com a modernidade acrescida de um toque vintage.

Fotos: Valmont Barcelona Bridal Fashion Week

 

O prata está com tudo!

Para as noivas glamourosas, que sonham com um vestido luxuoso e reluzente, a notícia é: o prata ganhou a cena. E isso tanto nos bordados em pedrarias, quanto nas aplicações em tecidos, trazendo mais distinção e sensação de sucesso e personalidade aos vestidos de noiva.

Fotos: Valmont Barcelona Bridal Fashion Week

 

Mais fluidez para as saias

As saias fluidas, queridas especialmente pelas noivas que amam leveza e movimento, ganharam uma nova camada: as sobressaias abertas foram forte presença! Antes mais comuns em vestidos sereia, criando os chamados vestidos dois em um, dessa vez elas apareceram como uma camada a mais de fluidez, com aquela sensação de “diva chegando”!

As sobreposições também foram aplicadas em macacões, pensando nas noivas que querem desfrutar do conforto proporcionado pela peça, mas ainda ter a sensação de “feminilidade” criada pelas saias.

Fotos: Valmont Barcelona Bridal Fashion Week

 

Fendas frontais

Famosas por trazer sensualidade aos modelos, as fendas saíram do lado para ir para a frente do vestido, em formato de “V”. A ideia é super interessante pois, além de valorizar as pernas de uma forma mega elegante, o corte alonga a silhueta.

Fotos: Valmont Barcelona Bridal Fashion Week

 

Vestidos blusa

Com cortes retos e despojados, os vestidos blusa também apareceram como uma alternativa especialmente para as noivas mais despojadas e modernas ou, quem sabe, para o casamento civil?

Apesar de menos formais, esse tipo de vestido é perfeito para personalidades fortes e para pessoas cheias de estilo, pois os cortes aparecem acompanhados de detalhes marcantes, que enchem os modelos de sofisticação.

Fotos: Valmont Barcelona Bridal Fashion Week

 

O glam

A tendência dos tecidos glamourosos, repletos de brilho em sua própria composição, foram a escolha de diversas grifes. A inspiração vem especialmente das celebridades de Hollywood, ou das ruas de Paris. O efeito vai de tecidos mais estruturados, como o tafetá e o mikado, até os mais maleáveis, como a seda.

Os tecidos aparecem junto a cortes impecáveis e surpreendentes, típico das noivas clássicas e minimalistas.

Fotos: Valmont Barcelona Bridal Fashion Week

 

Entre tendências que surgem e tendências que se consolidam, o que percebemos com mais força é: as possibilidades de se atualizar as tradições e os vestidos de noiva para que, independente do seu estilo, você consiga se expressar e estar deslumbrante em um dos dias mais importantes da sua vida.

Vimos das noivas clássicas e tradicionais às modernas e fashionistas, das mais glamourosas às mais discretas contempladas. Além disso, ficou evidente um engajamento cada vez maior não só com as demandas do mercado, mas também com o contexto socioambiental, que exige cada vez mais atenção às formas de exploração dos recursos naturais e cadeias produtivas mais justas e humanizadas. Um passo que, mesmo que inicial, é de extrema importância para o mundo da moda.

O que você achou dessa matéria?
Conta pra gente.

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu email não será publicado.