BLOG
do atelier

BBW: as tendências em vestidos de noiva para 2023

25 de maio de 2022

Com a vida retornando ao normal, tivemos a volta presencial da Barcelona Bridal Week (BBW), o maior evento de moda-noiva do mundo. Em uma enorme feira na Fira de Barcelona, grifes de todas as partes do mundo, de todos os tamanhos e propostas, se reuniram para apresentar seus trabalhos aos curadores que ali estão, também vindos de várias partes do planeta. Nas passarelas, algumas marcas apresentaram suas coleções e indicaram o que, provavelmente, serão as tendências em vestidos de noiva para o próximo ano.

Embora acreditamos que a beleza do vestido de noiva está em destacar o melhor de cada uma, nós sempre fazemos questão de nos atualizar e acompanhar as principais tendências de mercado, mantendo a nossa curadoria moderna e elegante. Dessa vez não poderia ser diferente.

Nesta edição, foram 320 marcas na feira e 34 desfiles. Nas passarelas, vimos ganhar destaque partes do corpo que não são os tradicionais “pontos focais” dos vestidos de noiva: pescoço, pernas e ombros estiveram tão em evidência como os já clássicos colo e costas. Os detalhes apareceram das mais diversas formas, atendendo a todos os estilos: das noivas mais clássicas e glamourosas, às mais minimalistas ou boho.

Confira um pouco de como foi e conheça mais sobre as principais tendências para vestidos de noiva em 2023:

Pernas à mostra

Em saias assimétricas, em fendas, em sobressaias ou em transparências: as pernas estão mais à mostra e em foco que nunca.

 

Acesse o nosso catálogo e conheça nossos modelos com pernas à mostra.

 

Foco no pescoço

As noivas mais sofisticadas vão amar essa: as golas altas estiveram muito presentes nas coleções, deixando os vestidos mais elegantes e imponentes. Em diferentes formatos e estilos, e até mesmo em capas que complementam os vestidos, elas transformam o pescoço no foco dos vestidos de noiva.

Acesse o nosso catálogo e conheça os nossos modelos com golas altas

Ombros em destaque

Seja em modelos “tomara-que-caia”, em decotes ombro a ombro ou em modelos super estruturados, os ombros ganharam atenção especial dos estilistas. As opções são várias: em bordados, aplicações, ombreiras, mangas fluidas, assimetria… Confira:

 

 

 

Clássicos: tendências que nunca morrem

Durante várias temporadas, as mangas apareceram como protagonistas nos vestidos de noiva.

Ao mesmo tempo em que novidades chamaram a atenção, vimos detalhes que já são considerados clássicos na moda bridal, reaparecendo e se consolidando:

  • Decotes profundos, no colo e nas costas;
  • As mangas como protagonistas dos vestidos, em diversos modelos e formatos;
  • Aplicações em 3D, trazendo mais movimento aos vestidos.
  • Tons além do branco e off white: champagne, nude e rosé continuam aparecendo nas coleções;
  • Saias e mangas removíveis, compondo os vestidos chamados “dois em um”;
  • Ricos bordados em pedrarias, inclusive em tons de prata nos vestidos mais glamorosos;
  • Tecidos clássicos e nobres, como o cetim mikado;
  • Tecidos leves e fluidos, como seda, chiffon e musseline;
  • Rendas crochetadas e artesanais;
  • Corpetes e transparências, deixando os modelos sensuais com toque de elegância;
  • Modelos despretensiosos e fluidos, mas ainda refinados e únicos.

Aplicações em 3D, que em temporadas anteriores eram consideradas novidades, já se tornaram clássicos da moda bridal.

Decotes profundos e rendas artesanais já são clássicos das coleções, sem abrir mão da modernidade.

 

Além do branco: vestidos em outros tons, como champagne, nude e rosé, continuam firmes nas coleções.

 

Além da estética

Mais do que tendências estéticas para os vestidos de noiva, o Barcelona Bridal Week é um evento também para discutir sobre cadeias produtivas dentro do mercado da moda. Cada vez mais, marcas que priorizam produções sustentáveis – em todos os aspectos – ganham destaque e se mostram como a vanguarda do mercado.

Os materiais usados (origem, qualidade, características), as formas de produção e riqueza de acabamentos, as condições de trabalho de quem produz as peças: tudo isso é tema do debate dentro deste mercado. E inclusive são apresentados como diferenciais por várias grifes, que têm lançado coleções feitas exclusivamente de maneira artesanal e com materiais certificados.

A discussão mais do que correta, é necessária: afinal, estamos falando de um mercado enorme, que gira em torno de realizar sonhos. Então nada mais coerente do que sim, discutir o que está por trás disso. Essenciais para garantir formas de produção mais justas tanto para a natureza como pra as pessoas envolvidas. É agregar valor e permitir um crescimento coletivo. Aqui no Atelier, sempre destacamos a importância de processos transparentes e justos. Saiba mais sobre o assunto clicando aqui. 

Para finalizar, lembramos de algo que sempre repetimos para as nossas noivas: tendências são ótimos caminhos para nos indicar possibilidades que muitas vezes não imaginamos, mas que podem te valorizar e representar a sua personalidade. Porém, não fique presa: vestido de noiva perfeito é o que te valoriza e te faz sentir deslumbrante. Seja sincera, faça uma autoanálise, reúna referências e converse abertamente com a consultora que irá te ajudar a encontrar o seu vestido dos sonhos. Dessa forma, sim, você será uma noiva autêntica e realizada, seguindo ou não as tendências do momento.

Fale com a nossa consultora de relacionamento e

saiba mais sobre ser uma noiva autêntica 

 

 

 

O que você achou dessa matéria?
Conta pra gente.

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu email não será publicado.