BLOG
do atelier

Véu de noiva: como escolher o seu?

28 de julho de 2020

O véu de noiva é um dos queridinhos na composição do look nupcial. É tão importante no visual da noiva quanto o vestido e o buquê, e mesmo não sendo de uso obrigatório, é um acessório utilizado por maior parte das noivas. Isso porque, o véu de noiva além de proporcionar muita delicadeza ao visual, é de uso exclusivo da noiva, o que ajuda a tornar o look do grande dia ainda mais característico e especial. 

Foto: Herberth Brand.

 

Existem diferentes tipos e modelos de véu, e para escolher qual é o mais indicado, é importante considerar a personalidade da noiva, o estilo do casamento, e o modelo do vestido. Para te ajudar nessa escolha reunimos os principais formatos e suas características. Confira!

 

Tipos de véu e para qual noiva é indicado:

O comprimento do véu deve ser definido tanto a partir do seu gosto pessoal, quanto do espaço em que será realizado o casamento. O ideal é que ele fique sempre esticado e arrumado. Por isso, quanto maior o espaço, maior o véu pode ser, e vice-versa.  Foto: Moreone Fotografias.

 

Catedral

O mais longo e clássico dos véus, com 2 a 5 metros de comprimento, é o véu mais usado pelas noivas formais. Indicado para casamentos clássicos, noturnos em grandes igrejas ou espaços amplos. É aquele que produz o efeito de se arrastar junto à noiva.

 

Foto: LutterBach Fotografia.

 

No entanto, algumas noivas optam pelo véu catedral mesmo em casamentos diurnos, elegendo peças mais leves e esvoaçantes, que resultaram em belíssimos registros fotográficos.

Capela

São véus longos, porém são um pouco mais curtos que o catedral. O véu capela tem aproximadamente o mesmo comprimento do vestido, por volta de 2 metros.

Foto: Carlos Pacífico

 

É o mais utilizado pelas noivas clássicas. Combina com vestidos de noiva mais ajustados ao corpo, como os corte sereia ou semi sereia, sem cauda ou com cauda curta. Podem ser utilizados tanto em casamentos noturnos quanto diurnos, inclusive em cerimônias realizadas ao ar livre.

 

Ponta de dedo (ou médio)

É um véu de tamanho intermediário, como o nome sugere, e que vai até as pontas dos dedos da noiva. Versátil, ele é perfeito para oferecer mais mobilidade, combina com todos os tipo de cerimônia e cai bem com praticamente todos os estilos de vestido, exceto com os curtos, pois “ofusca” e cria confusão nos comprimentos.

Foto: Ayrton Borges.

 

Curto

Mais informal que os anteriores, o véu curto é indicado para noivas mais despojadas, que querem dar um ar “cool” ao visual. Com o comprimento até o ombro, é ideal para ser usado em cerimônias ao ar livre e durante o dia. Sua aparência leve e jovial combina com vestidos com grandes decotes e também com os curtos.

 

Voilette

Esse tipo de véu pode cobrir metade do rosto ou até o rosto inteiro. Autêntico e com um toque retrô, é a opção preferida de noivas com estilo mais vintage. 

Super charmoso, costuma ser ser usado sozinho ou junto a tiaras, flores, plumas, e outros detalhes que estejam de acordo com o modelo do vestido.

 

Capa

Foto: Momento Sublime Fotografia.

 

Elegante e imponente, a capa tem sido a escolha de noivas mais modernas como alternativa ao véu clássico.

Pode ser utilizada tanto em eventos diurnos e ao ar livre com tecidos mais leves, como mais encorpadas em eventos noturnos. Em relação ao tamanho, é possível encontrá-las em opções longas, médias e curtas.

 

Mantilha

Tradicional da Espanha, a mantilha se difere dos demais véus por ter aplicações de renda no tecido, sendo mais encorpada que o véu tradicional. Com bordados bem destacados, é ideal para noivas românticas e também para as noivas mais ousadas, com o estilo contemporâneo.

Foto: Voal Fotografia.

 

A mantilha é uma ótima opção para complementar vestidos minimalistas e lisos. Todavia, podem ser utilizadas também com vestidos de renda. Ao escolher a mantilha é importante observar  se a renda dela acompanha a do vestido. Não precisa ser a mesma, mas elas devem harmonizar, e não “brigar”.

Foto: Isabela e Flávia Fotografia.

Foto: Rodrigo Lana.

 

Como encaixar o véu no penteado?

O véu deve ficar bem encaixado no penteado escolhido. O véu por cima combina com penteados baixos, semi presos ou médios, enquanto os penteados mais altos pedem o véu por baixo. A escolha também depende do seu estilo e do gosto pessoal, e por isso, é recomendável que essa decisão seja tomada no seu teste de penteado. Assim, você poderá visualizar a melhor alternativa para o seu visual.

Foto: Lutter Bach Fotografia.

 

E se eu não quiser usar véu?

Aqui no Atelier White Dress, nós sempre recomendamos que você pelo menos experimente o vestido com o véu, nem que seja apenas para tirar a dúvida. É muito comum que as noivas fiquem emocionadas quando colocam o complemento, pois é quando se sentem “realmente noivas”.

Foto: Moreone Fotografia.

 

Existem vários tipos de véu, e você pode escolher o modelo que mais combina com a sua personalidade. Caso não se sinta bem com nenhum dos estilos, não há nenhum problema em não utilizá-lo. O importante é que você se sinta feliz com o seu visual e que nada lhe incomode no grande dia.

Foto: Diego Santos.

E você, já encontrou o tipo de véu com que mais se identifica? 

 

O que você achou dessa matéria?
Conta pra gente.

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu email não será publicado.