BLOG
do atelier

Casamento, pandemia e estresse: como lidar?

28 de abril de 2021

Há pouco mais de um ano, a pandemia do coronavírus mudou completamente as nossas vidas, e os casamentos não ficaram fora disso. Entre as indecisões sobre adiar o casamento, adiar de novo ou até mesmo cancelar, muito estresse se acumulou. Inclusive em vocês, noivas! Mas a experiência nos trouxe um pouco mais de clareza sobre como agir e, por isso, trouxemos algumas dicas para que você possa minimizar as preocupações sobre a realização deste sonho.

Tome decisões que te deixem tranquila

Parece óbvio, mas não é tanto. Muitas vezes em meio às frustrações, você pode tomar decisões das quais se arrependerá mais tarde, por exemplo, cancelar o casamento. Mas, antes de tudo, respire e lembre-se do que te motivou a desejar celebrar o casamento: o amor. Ainda faz sentido? Se sim, refaça o planejamento.

As duas opções principais das noivas têm sido remarcar a data ou reformular o evento para um número menor de pessoas. Nos dois casos, são necessários cuidados:

  • Se for manter a cerimônia para um formato menor, tome os cuidados necessários: alerte todos os seus convidados sobre a necessidade de resguardo antes do casamento e, quem sabe, até sugira a realização de testes? Além disso, escolha um lugar arejado, onde o distanciamento entre as pessoas seja possível. Se você ainda quer que mais pessoas acompanhem o casamento, que tal uma transmissão online para quem não pôde comparecer?
  • Para a remarcação, priorize os fornecedores com menores disponibilidades de datas: espaços, buffets, fotógrafos e aqueles de que você não quer abrir mão. Lembre-se que, da mesma forma que você, muitos outros casais estão realizando remarcações e, por isso, a concorrência pelas datas também é maior.

Não tente fazer tudo sozinha

casamento-na-pandemia-parceria

Conte com a sua rede de apoio, não se sobrecarregue.

 

Um dos principais causadores de estresse entre noivas é o impulso de querer resolver tudo sozinhas. Não caia nessa! Conte com a ajuda do seu par, de suas madrinhas e de sua família para se reorganizar. E claro: conte com a sua assessoria! Os assessores são profissionais especializados em eventos e estão lidando com vários casos como o seu, portanto, terão a expertise e os melhores esclarecimentos para te oferecer.

Pratique a empatia

Lembre-se: o momento é difícil não só para você, mas para todos os fornecedores que estão envolvidos no seu casamento. Portanto, pode ser que alguns dos seus planos tenham que ser reajustados. Aqui no Atelier White Dress, por exemplo, algumas noivas tiveram que optar pela troca do modelo do vestido escolhido. Isso porque trabalhamos com um número de reservas limitado por peça e, dessa forma, alguns vestidos não estavam mais disponíveis para a nova data.

 

casamento-na-pandemia-empatia

Lembre-se: é um momento difícil para você, mas também para os profissionais envolvidos no seu casamento.

 

Este é um problema que também pode acontecer com outros profissionais, pois nem sempre eles conseguirão conciliar as agendas com a sua nova data. Além disso, lembre-se que todos estão atendendo a um grande número de solicitações como a sua, então tenha um pouco de paciência sobre o tempo de retorno. Pratique a empatia e tente resolver de forma conciliadora, com compreensão entre os dois lados.

Tenha uma comunicação clara com os convidados

lista-de-presentes-casamento-na-pandemia

A lista de presentes pode ser uma preocupação, pois muitos casais contam com os convidados para ajudar a estruturar a nova casa.

 

É importante que os convidados estejam atualizados sobre as novas decisões, para que possam se replanejar. Para fazer isso de forma rápida, use o site de casamento, pois lá é possível reunir todas as informações sobre a cerimônia. Muitos sites oferecem recursos para que você possa mandar atualizações via e-mail ou redes sociais.

Uma das preocupações de quem precisa adiar o casamento é a lista de presentes. Algumas vezes, a cerimônia é adiada, mas a mudança de lar não, e muitos casais contam com os presentes para estruturar a nova casa. Neste caso, pode ser uma boa alternativa explicar isso para os convidados ou até converter os presentes físicos em vouchers ou vale-presentes, para que fique mais fácil para todos.

Não pare o planejamento

continue-planejando

Para garantir que você possa escolher de acordo com o seu sonho, continue planejando para garantir a disponibilidade dos profissionais que você de fato prefere.

 

Como já dissemos antes, as futuras datas estão super concorridas. Por isso, se você interromper as contratações para o seu casamento e deixá-las para o futuro, pode se deparar com indisponibilidades e se frustrar. Por isso, continue planejando e fazendo contratos de forma segura: online ou por atendimentos exclusivos. Caso se sinta insegura, Não tenha medo de perguntar sobre o posicionamento da empresa em relação às remarcações. Transparência e clareza são o mínimo que qualquer profissional pode te oferecer!

Queremos saber: como estão as suas expectativas para a realização do casamento nos próximos meses? Quer saber sobre algumas técnicas para driblar o estresse? Leia o nosso post Noiva Ansiosa: dicas para te ajudar na preparação para o casamento. 

O que você achou dessa matéria?
Conta pra gente.

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu email não será publicado.