BLOG
do atelier

Como escolher o vestido de noiva? 10 dicas para encontrar o vestido ideal

3 de fevereiro de 2020

Muitos detalhes precisam ser planejados com antecedência para um casamento acontecer, entre eles o local, o buffet, os convites, a decoração, as alianças e, o mais importante para toda mulher que sonha com o seu grande dia: o vestido de noiva. Mas, diante de tantos modelos, como encontrar o estilo que mais combina com a sua personalidade, ou, o corte que mais se adequa ao seu corpo? Seguindo alguns passos básicos a busca por aquele vestido que você olha e pensa “É esse!” torna-se mais fácil. Se você ainda não sabe por onde começar, não se preocupe, abaixo separamos dez dicas essenciais que vão te ajudar a descobrir o vestido de noiva ideal, facilitando a escolha e tornando-a mais leve e gostosa, como deve que ser. Vamos conferir?

A Paula, especialista em noivas do Atelier White Dress, traz no vídeo abaixo alguns dos passos mais importantes nesse processo de escolha de um vestido de noiva:

 

  • Dica nº 1: Tenha as melhores referências.

Em primeiro lugar, reúna imagens cortes, decotes e tipos de tecido que fazem sua cabeça. Busque referências em revistas e na internet. O Pinterest é um bom lugar para encontrar inspirações!  Leve em consideração alguns fatores determinantes, como o local e o horário da cerimônia. Se for uma celebração ao ar livre, por exemplo, escolha um vestido de tecido mais fluido, podendo ser até mais curtinho.

 

  • Dica nº 2: Pense no contexto.

Antes de definir o vestido ideal, considere: o lugar, as condições climáticas e o estilo escolhidos para a cerimônia. Uma festa na praia é bem diferente de um casamento tradicional na igreja, ou de uma casamento no campo. O vestido também deve harmonizar com o horário do casamento, seja de manhã, à tarde ou à noite.

Foto: Le Gras Foto

Foto: Sidney Campelo

 

Dica nº 3: Estabeleça um orçamento.

  Antes de sair á procura do vestido e dos acessórios, estabeleça um orçamento. Com ele, você saberá quais lojas e quais estilistas procurar. 

 

  • Dica nº 4:  Conheça e valorize o seu corpo.

 

Foto: Voal Fotografia

 

Quando você encontrar um modelo em uma revista ou site e se apaixonar, lembre-se de visualizar como ele ficaria e você. Escolha cortes, tecidos, decotes que valorizam suas curvas e seus pontos fortes. Para te ajudar nesse processo conte com uma consultora de imagem.

 

  • Dica nº 5: Você e ponto!

Quando for escolher seu #whitedressperfeito convide uma ou duas pessoas com quem você tem mais afinidade pessoal e/ou estética, que curtam te acompanhar e que deixarão o ambiente agradável. Conte para suas acompanhantes o que você quer, foque e não volte atrás por causa da opinião dos outros. Se ficar indecisa entre dois lindos modelos, conte com a opinião da suas convidadas para a decisão final! Quantos mais pessoas levar e mais palpites ouvir, mais confusa você ficará. As pessoas tem gostos, inseguranças e expectativas diferentes das suas. Por isso, convide as pessoas certas. 

As próximas dicas que separamos são fundamentais para o processo de decisão final. No vídeo a seguir, a Paula fala sobre como se programar na busca pelo vestido perfeito:

 

 

 

  • Dica nº 6: Não se prenda a única ideia.

Nem sempre aquele vestido que você sonhou vai te vestir tão bem. Os diferentes acabamentos, textura e estruturas podem fazer que dois vestidos similares vistam completamente diferente. E você já deve ter percebido isso! Por acaso você já provou dois vestidos de corte similar e sentiu que um te deixou maravilhosa enquanto o outro  nem tanto? Uma bela modelagem é construída por pequenos detalhes. Por isso, prove! Também não tenha medo de provar modelos diferentes.

 

  •  Dica nº 7: Prove com o Véu. 

Se você é daquelas noivas que pensa em não se casar de véu, nossa dica é: experimente! Você pode se surpreender, pois além do belíssimo valor simbólico, ele completa o look. 

Existem vários modelos: longos e formais, curtos e descontraídos, cheios de detalhes e minimalistas. Com certeza você encontrará um que combina com seu estilo e com sua cerimônia. Um vestido minimalista fica lindo com uma mantilha cheia de detalhes. 

Uma tule de poá ou mesmo aplicação de renda em 3D, por exemplo, podem transformar aquele véu tradicional no complemento cheio de personalidade. Mas, se seu vestido já tem muita informação, que tal um véu ou mantilha com detalhes sutis?

Foto: Giovani Pierre

 

  • Dica n° 8: Siga seu cronograma.

  Saiba quando começar a procurar: Nossa recomendação é que você defina o seu vestido cerca de 08 a 10 meses antes do evento. Com este prazo de antecedência torna-se mais acessível adquirir um primeiro uso ou, até mesmo, confeccionar um modelo sob medida. Contudo, você deve criar o seu próprio cronograma, pensando em suas necessidades e em todas singularidades do seu casamento, definindo assim o seu prazo ideal.

 

  • Dica n° 9: Saiba quando parar de provar.

Ao encontrar um vestido que realize esteticamente e respeite seu orçamento, pare de procurar. Confie em seu bom gosto e foco na próxima tarefa! A tentação de continuar procurando um vestido ainda mais perfeito pode te jogar em uma armadilha, pois  insistência pode custar seu tempo e bem-estar.

Toda noiva sonha com o vestido ideal, aquele que tem to-dos os mí-ni-mos detalhes que fazem sua cabeça. Mas é preciso saber lidar com situações adversas para não gerar frustrações. Afinal, ter todos os detalhes desejados em um mesmo vestido requer sorte, especialmente quando se prioriza a escolha de um modelo pronto  para se vestir. Para isso, saber ceder é um ato de inteligência.

 

  • Dica nº 10: Levante suas lojas favoritas.

 

Foto: Sidney Campelo

Com base no estilo, contexto do evento e orçamento, defina quais lojas irá visitar. Se seu vestido dos sonhos apresenta muitos detalhes especiais, seria mais adequado procurar um atelier e/ou estilista para criar um vestido sob medida especialmente para você. Porém se procura a praticidade dos modelos já prontos, uma loja multimarcas irá atender melhor suas expectativas. Lembre-se que nem todos fornecedores trabalham com locação. Ah! E não deixe de se certificar do padrão de qualidade do aluguel das lojas levantadas. Poucas lojas se comprometem com um limite de uso antes do seu eventos. 

 

Foto: Estúdio Eduardo Assunção

 

É muito importante que se escolha um fornecedor que valorize você! Um vestido não pode ser escolhido apenas pelo padrão estético. Afinal, você precisa recebê-lo no devido prazo, com o ajuste perfeito, e ter confiança que diante de qualquer imprevisto você será bem cuidada. 

Para finalizar, lembre-se do principal: você deve se sentir maravilhosa dentro de seu vestido, afinal irá viver um dos momentos mais sublimes de sua vida! Por isso, aproveite: escolha o seu vestido sem pressa, experimente-o e sinta-se bem nele.

Gostou das dicas? Dúvidas? Fale conosco para saber como trabalhamos.

O que você achou dessa matéria?
Conta pra gente.

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu email não será publicado.

2 Comentários para “Como escolher o vestido de noiva? 10 dicas para encontrar o vestido ideal”

  1. BrianDrync disse:

    Keep up the exceptional work !! Lovin’ it!

  2. Jamessar disse:

    You have wonderful thing listed here.