BLOG
do atelier

Noivas e saúde mental: sempre é tempo de se cuidar!

10 de setembro de 2021

O debate sobre saúde mental tem se tornado cada vez mais aberto, e quando falamos sobre o universo dos casamentos não deve ser diferente disso. Se você é noiva, provavelmente já sentiu incerteza, medo e até um pouco de caos, um sentimento de que nada vai dar certo. E com isso, a sobrecarga, o estresse e a ansiedade (aquele permanente estado de alerta!) costumam tomar conta, especialmente em um período de pandemia.

E por que estamos falando disso agora? Estamos no mês da Campanha de Combate e Prevenção ao Suicídio – Setembro Amarelo – que chama a atenção para a necessidade do cuidado com a saúde mental.

O Setembro Amarelo é organizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 2014.O movimento busca conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção. São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar estão a depressão e a ansiedade. 

Cuide de você

 

Combater a ansiedade é uma forma de preservar tanto o seu sonho, quanto você mesma. Aqui no Atelier White Dress, o cuidado e a segurança das noivas são sempre uma prioridade. Sabemos que vocês não estão procurando apenas um vestido, mas também por profissionais competentes e que entendam a importância do seu sonho. E isso não diz respeito somente ao vestido, e sim a todos os fornecedores do seu casamento. Escolher profissionais que entregam qualidade e empatia é o primeiro passo rumo à realização tranquila do sonho. 

Existem outras estratégias para evitar que o estresse e a ansiedade tomem conta dos preparativos do casamento. Neste texto, trouxemos alguns insights que poderão te ajudar (e também a seu parceiro ou parceira), se vocês são um casal que sofre com a ansiedade:

  1. Pessoas ansiosas gostam de estar no controle das situações. Este é o jeito que elas acreditam que vencerão a ansidade. Porém, o real é exatamente o contrário: é preciso aceitar que nem tudo está sob seu controle. Imprevistos podem acontecer o tempo todo, e o melhor jeito de lidar é confiar nas pessoas que você contratou para te ajudarem a resolver.
  2. Não deixe o casamento ser a única pauta da sua vida. Invista em lazer e cuidado, tenha tempo para relaxar e para namorar. Tenha momentos específicos para lidar com as questões do casamento e não deixe que seja a única pauta da sua vida ou do seu relacionamento. Isso te ajudará a lidar de forma mais leve com os preparativos.
  3. Aceite ajuda. Esteja cercada de pessoas confiáveis, que te entenderão, ouvirão e darão bons conselhos. E não tente resolver tudo sozinha! O seu parceiro ou parceira estão nessa com você, e dividir tarefas é essencial para um equilíbrio no relacionamento.
  4. Inspira, respira… Você sabia que nosso sistema nervoso e até a circulação do sangue são influenciadas pela respiração? Em momentos de estresse e insegurança, use técnicas de respiração consciente. Quando você controla a sua respiração, você equilibra o seu corpo, dando o ritmo, se desacelerando. Você utiliza sua atenção concentrada, ou seja, foca nessa atividade e os outros estímulos (pensamentos e angústias) são “despistados”. Alguns aplicativos que podem te ajudar: Breathe Well, Calm e Stop, Breath&Think.

Assista também ao vídeo feito pela nossa expert em noivas, Paula Emanuelle, com dicas que te ajudarão a lidar com a ansiedade do casamento:

A ansiedade toma conta com muita frequência? Seja atenta aos sinais e procure ajuda profissional. Profissionais capacitados e competentes, como psiquiatras e psicólogos, são os únicos que conseguirão te direcionar rumo a uma vida mais tranquila e saudável.

Assista também à live da Paula com a psicóloga e celebrante de casamentos Renata Magliocca: Clique aqui.

Superar os desafios de ser uma pessoa e uma noiva ansiosa está muito relacionado a não deixar que essas sensações te resumam, e a ter apoio: seja dos profissionais contratados para o casamento, do seu parceiro ou parceira, da família e das amizades. Lembre-se sempre: sensações são passageiras e você não precisa passar por nada sozinha.

O que você achou dessa matéria?
Conta pra gente.

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu email não será publicado.