BLOG
do atelier

Outubro Rosa: você em primeiro lugar

25 de outubro de 2021

Ser noiva, trabalhar, estudar, cuidar da sua casa, das amizades… em meio a tudo isso, algo é essencial e não pode nunca ser esquecido: você! Neste Outubro Rosa, vamos falar sobre câncer de mama e autocuidado?

Todos os anos desde 1990, outubro é o mês do movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. O Outubro Rosa, como a campanha é mais conhecida, é um chamado para cuidar de você e da sua saúde todos os dias e assim, prevenir e detectar precocemente o câncer que mais mata mulheres.

Somente em 2020, foram detectados 2,3 milhões novos casos de Câncer de Mama no mundo, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Embora seja muito recorrente e não tenha causa única, o câncer de mama pode ter seus riscos reduzidos com alguns cuidados:

  • Manter o peso corporal adequado
  • Praticar atividade física
  • Evitar o consumo de bebidas alcóolicas
  • No caso de gestantes, a amamentação também é considerada um fator protetor

Outro fator que reduz drasticamente a mortalidade do câncer de mama é o diagnóstico precoce. Uma das principais formas de realizá-lo é prestando atenção em você e em seu corpo. Independente da idade, toda mulher precisa conhecer o corpo para saber o que é ou não normal em suas mamas. Segundo a cartilha do INCA, a maioria dos casos de câncer de mama é detectada pelas próprias mulheres:

“Olhe, palpe e sinta suas mamas no dia a dia para reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas”.

Os principais sinais de alerta são:

  • Caroço endurecido e fixo, geralmente indolor
  • Alterações no mamilo
  • Saída espontânea de líquidos dos mamilos
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço
  • Pele da mama avermelhada ou retraída

Percebeu alguma dessas anormalidades? Consulte imediatamente um médico para a realização dos exames necessários para a confirmação ou não.

E a mamografia?

Segundo o INCA, o exame de mamografia só é recomendado como rotina para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, ou em caso de indicação médica. Saiba mais sobre os benefícios e riscos do exame clicando aqui.

Michele, um caso de vitória

Foto: Andre Usagi

Em 2020, tivemos o prazer de vestir a Michele com um #whitedressperfeito, após a realização do concurso Diga Sim, organizado pelo Haussman Cerimonial. Naquela época ela já lidava com o câncer de mama, e segue a frente, junto a seu parceiro e marido Daniel, do perfil Casal Contra o Câncer. A história dos dois nos ensinou sobre companheirismo, fé, amor e coragem. Para saber mais, você pode acessar a página dos dois no Instagram.

Hoje ela continua na luta contra o câncer de mama, mesmo após remissão do nódulo. “Vou começar um novo tratamento, que une imunoterapia e quimioterapia, para eliminar qualquer chance de resistência da doença”.

Em uma conversa conosco, ela compartilhou um pouco de sua experiência e deixou algumas dicas valiosas, tanto para a prevenção, quanto para mulheres diagnosticadas com o câncer de mama. Confira alguns trechos que selecionamos:

“Eu sempre falo da importância de fazermos exames e consultas em laboratórios e médicos que nós confiamos. Precisamos saber quem está cuidando de nós, pois precisamos ser protagonistas de nossas vidas”.

Clique na imagem e assista ao depoimento da Michele. Foto: Andre Usagi

“Poucas mulheres sabem, mas a reconstrução mamária é um direito de qualquer mulher que precisa fazer uma mastectomia”.

Foto: Andre Usagi

“O câncer de mama mexe em vários pilares da nossa vida. Mexe no profissional, no pessoal… durante o tratamento os pelos caem e isso começa a enxergar a forma como você se vê, afinal não é ‘só cabelo’. Cada mulher vai encontrar a sua fórmula para lidar com isso. Eu optei por raspar e foi a melhor coisa que eu fiz, pois me ajudou no processo de aceitação da doença”

“Muitas vezes olhamos no espelho e podemos nos perguntar: quem é essa pessoa? isso foi triste, mas eu lembrei que eu estou ali e que a minha beleza exterior é apenas um pedaço de quem eu sou”

Foto: Andre Usagi

“Para nós o casamento foi comemorar a união, o amor e a cura. Eu falo ‘cura’ porque eu sinto que todos os dias eu estou me curando, e foi uma forma de celebrar mais uma vitória, mais uma etapa. Foi lindo e muito melhor do que eu imaginava”

“Se você foi diagnosticada com câncer, conte com sua rede de apoio para lidar com isso: sejam outros pacientes oncológicos, ou família. O companheiro ou companheira também é muito importante. Existe uma estatística que diz que 60% das mulheres são abandonadas pelos seus pares após o diagnóstico. Isso é muito triste, pois, quando o sentimento é verdadeiro, eu acredito que não é esforço ficar com uma pessoa. As dificuldades aproximam e fortalecem um casal. Elas passam, e quando enfrentamos juntos, saímos mais fortes e vitoriosos. Existe vida após o câncer e é importante sempre lembrar disso”. 

Foto: Andre Usagi

“Comemorem as pequenas vitórias. No meu casamento eu toquei um sininho, que é o que sempre tocamos após uma sessão de quimioterapia. Hoje eu toco sempre um sininho, comemorando os pequenos momentos e conquistas.”

Embora a campanha ganhe destaque em outubro, é necessário se cuidar durante todo o ano, todos os dias. Aqui no Atelier White Dress, sempre destacamos para as nossas noivas a importância de se sentir bem, seja com o vestido dos sonhos, seja com a mulher que você é. Por isso, não esqueça que você é importante. Observe os sinais do seu corpo e, como a Michele recomendou: seja protagonista da sua vida, você vem antes de tudo!

O que você achou dessa matéria?
Conta pra gente.

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu email não será publicado.

2 Comentários para “Outubro Rosa: você em primeiro lugar”

  1. Michele (Mika) disse:

    Muito obrigada por me convidarem para fazer parte dessa campanha e compartilhar nossa história. E ainda mais especial e ter vocês pra sempre conosco! Vocês me proporcionaram um momento único, de muito carinho, acolhimento e beleza, claro! Também, como não ficar linda num vestido esses? Então obrigada por tanto ! À vocês, à Aline e à todos que participaram e tornaram esse sonho realidade! E lembrem-se: seja protagonista da sua vida e da sua história! ❤

    1. Atelier White Dress disse:

      É uma honra fazer parte da história de vocês, Mika! São inspirações para nós, um exemplo de amor e companheirismo.
      Que mulher incrível que você é, te vestir foi um prazer e felicidade imensa para nós!