BLOG
do atelier

Como escolher os vestidos das madrinhas de casamento?

28 de março de 2022

As madrinhas de casamento são as “fiéis escudeiras” das noivas. Entre amigas e familiares, normalmente são as mulheres mais importantes da vida da noiva, em quem ela pode confiar, seja para rir, chorar, se aconselhar, pedir ajuda… e também para estar ao seu lado no grande dia!

Aliás, a tradição das madrinhas surgiu na Idade Média, quando elas eram verdadeiras defensoras: na época, elas se vestiam iguais à noiva para protegê-la de sequestros e dos “maus espíritos”.

Ao longo dos anos, o costume das madrinhas se diferenciarem fisicamente de outras convidadas persistiu. Especialmente nos Estados Unidos, é comum que as bridesmaids usem vestidos iguais durante a cerimônia.

No Brasil, cada vez mais noivas têm preferido padronizar os vestidos das madrinhas do casamento, seja por um tom, por paletas ou até por estampas. Se você é uma dessas noivas e está pensando em qual cor ou modelos sugerir para os vestidos das madrinhas de casamento, temos algumas dicas que podem te ajudar:

  • Considere o estilo e a decoração do casamento. Sugira que tanto os modelos dos vestidos das madrinhas, como as cores, sejam harmônicas com o estilo do casamento: a ocasião e o local pedem peças mais trabalhadas, com brilhos e tecidos nobres? ou modelos mais leves e minimalistas?
  • Considere o seu vestido. A grande estrela do dia é você, portanto, o ideal é que as madrinhas se guiem especialmente pela sua escolha. Se seu vestido é mais minimalista e leve, por exemplo, sugira que as madrinhas sigam a mesma linha.
  • Ofereça opções. Padronizar não quer dizer que todas as suas madrinhas devem usar a mesma cor, ou o mesmo modelo. Claro, essa exigência pode ser uma escolha sua, mas lembre-se: provavelmente as suas madrinhas têm fisionomias diferentes, dos tons de pele aos cabelos. Neste caso, você pode ser flexível e  trabalhar com uma paleta de pelo menos quatro variações de cores, com tons mais frios ou quentes, para que cada uma possa escolher a melhor opção.

Se você abriu este post em busca de inspirações para os vestidos das madrinhas do seu casamento, não vai se decepcionar. Fizemos uma pesquisa no Pinterest e reunimos ideias que podem te inspirar:

 

Vestidos de madrinhas de casamento com o mesmo modelo

 

Vestidos de madrinha com a mesma cor

Vestidos de madrinha seguindo uma paleta de cores

 

Abaixo, segue mais algumas referências de noivas #whitedress com as suas madrinhas para te inspirar ainda mais:

 

Foto: Diego Couto

Foto: Chris Bonfatti

Foto: Lucas Dornas

 

Dica extra: faça os convites e fale sobre as suas vontades com as madrinhas com certa antecedência. Dessa forma, elas terão tempo para encontrar o modelo ideal, ou para encomendar uma confecção. Lembre-se: apesar de você ser a estrela do dia, também é uma data importante para elas. Portanto, elas merecem ter tempo e recursos para se preparar!

O que você achou dessa matéria?
Conta pra gente.

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu email não será publicado.

2 Comentários para “Como escolher os vestidos das madrinhas de casamento?”

  1. Edmara disse:

    Olá. Muito obrigada pelas dicas , deu para ter várias ideias e eliminarem outras.

    1. Atelier White Dress disse:

      Ei Edmara, aqui é a Paula, responsável pelo Atelier White Dress. Ficamos muito felizes que este conteúdo te auxiliou! Um beijo e continue nos acompanhando que vem muitos conteúdos ricos por aí.