BLOG
do atelier

Vestidos de noiva minimalistas não são simples, saiba o porquê

20 de maio de 2021
vestido-kate

Os vestidos de noiva minimalistas muitas vezes são associados à simplicidade. Porém, podemos afirmar com propriedade que essa associação não corresponde ao real: o minimalismo, na verdade, é sinônimo de elegância, e exige atenção redobrada em cada um de seus detalhes. O menor número de informações também implica que tudo nele chamará mais a atenção, inclusive os elementos básicos de um vestido, que são o tecido, a modelagem e os acabamentos. 

Em um vestido minimalista, não há “distrações”, então tudo precisa ser ainda mais perfeito: o caimento no corpo, os detalhes, a qualidade e os cuidados com os tecidos. A confecção e o ajuste envolvem trabalho experiente e especializado, além de escolhas muito cuidadosas de materiais.

Tecidos para valorizar

Grande parte do valor de um vestido de noiva está nos tecidos utilizados e, nos vestidos minimalistas, o uso de tecidos nobres é ainda mais importante. Cetim duchese e Zibeline normalmente são as escolhas para modelos mais armados, enquanto crepe de seda, mousseline de seda, seda pura e chiffon são opções para vestidos mais fluídos.

vestido-kate

Para vestidos mais armados, o cetim duchese é uma escolha elegante. Foto: Le Gras/ Beleza: Marcela Souto Studio Movel

Para vestidos com mais fluidez, tecidos como o chiffon são ótimas alternativas. Foto: Voal Fotografia/ Beleza: Cássia Marques Maquiagem

 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, nem sempre o vestido minimalista é composto por apenas um tecido ou apenas de tecidos lisos. Rendas e mix são permitidos. O que o caracteriza como minimalista são os poucos elementos envolvidos.

vestido-marise

Nem sempre os vestidos minimalistas são compostos de tecidos lisos ou de apenas um único. Foto: Voal Fotografia/ Beleza: Cássia Marques Maquiagem

Modelagem para vestir bem

É na modelagem que o vestido “ganha forma”. O trabalho da modelista envolve questões como ergonomia, caimentos do vestido e o potencial de uma roupa de se adequar ao corpo com conforto.

Atelier White Dress para Marina Paiva

A modelagem é essencial para a definição do caimento de um vestido de noiva. Vestido confeccionado sob medida para Marina Paiva. Foto: Dois Cliques

Uma boa modelagem definirá se o vestido te valoriza e, nos vestidos minimalistas, é ainda mais vital que ela seja feita com perfeição.  Além do vestido como um todo, detalhes como decotes e mangas ganham atenção especial.

Acabamentos para deixar impecável

Os acabamentos (costuras, botões, fechos) ficam mais em evidência que nunca. Por isso, precisam ser feitos com cuidado extra para que o seu vestido passe a ideia de elegância predominante no minimalismo.

vestido-minimalista

Acabamentos impecáveis são essenciais em um vestido minimalista. Foto: Voal Fotografia

vestido-kate

Foto: Le Gras

 

Neste ponto, você já deve ter entendido: minimalismo não é sinônimo de simplicidade. Embora algumas vezes esteja associado ao despretensioso (especialmente os mais fluidos), ele sempre será cheio de cuidado e minúcias. Por isso, é importante considerar que vestidos de noiva minimalistas nem sempre terão um menor custo que os demais.

É uma adepta do minimalismo? Conheça alguns de nossos vestidos minimalistas disponíveis:

Foto: Voal Fotografia

Foto: Voal Fotografia

Foto: Sidney Campelo

Foto: Sidney Campelo

Foto: Le Gras

Foto: Sidney Campelo

Foto: Voal Fotografia

Foto: Sidney Campelo

Foto: Sidney Campelo

O que você achou dessa matéria?
Conta pra gente.

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu email não será publicado.