A noiva é a protagonista do casamento, isso todas nós sabemos. É comum que exista uma curiosidade por parte das madrinhas, convidadas e claro, do (ou da) cônjuge sobre como a noiva estará no grande dia! Por isso, nós sempre reforçamos que, mesmo que o vestido seja o elemento principal do look, o resto do visual é extremamente importante, do cabelo à maquiagem, do sapato aos acessórios. Afinal, são eles que dão o “tom” para o seu visual!
Nós sempre explicamos para nossas noivas que um mesmo vestido pode ir bem de uma cerimônia no campo durante o dia à um casamento clássico a noite, na igreja. A harmonização depende principalmente das escolhas de visual feitas pela noiva.
Um mesmo vestido pode se encaixar em diferentes propostas, de acordo com a composição escolhida. À esquerda, nossa noiva Viviane com uma proposta clássica, para um casamento à noite. À direita, nossa noiva Amanda com uma proposta romântica para um casamento pela manhã. Fotos: Le Gras Fotografia/Diego Santos
Agora que você já viu como as escolhas de visual são essenciais, vai entender por que nós vamos nos dedicar, neste post, a trazer dicas especialmente para as noivas clássicas. Para cada estilo, há escolhas diferentes, por isso, o ideal é trazer as dicas em textos separados. Então, vamos às noivas clássicas:
Se você é uma noiva clássica, provavelmente está pensando em um visual impactante e trabalhado, que envolve penteados bem estruturados e elegantes, sem um fio fora do lugar. Brilhos e pedrarias certamente estão no seu radar de escolhas de brincos e complementos de cabelo, sejam os mais discretos ou os mais chamativos.
Essa é uma escolha que deve ser atenciosa para que haja harmonia e equilíbrio dos pés a cabeça. Parece óbvio, mas o primeiro passo é escolher o vestido de noiva, ele é a essência do seu look. Depois disso, a partir da análise de aspectos como o horário e o local do casamento e claro, do seu estilo, você poderá fazer as demais escolhas de visual.
É muito importante lembrar que: a função dos acessórios é complementar o visual da noiva. Por isso, ele deve ornar, e não brigar com os demais elementos, ou chamar mais atenção.
As coroas combinam com princesas e castelos, e normalmente são a escolha de noivas mais românticas e exuberantes, que vão se casar em espaços como igrejas ou mesmo em castelos. Tradicionais, elas são pomposas e ornamentam tanto penteados presos como soltos.
Foto: Le Gras
As tiaras são versões mais leves, menores e versáteis da coroa. Elas podem ser usadas no alto da cabeça ou junto aos coques. Por serem acessórios que se encaixam com diferentes estilos, a definição de ser clássico virá da escolha do penteado e de seu posicionamento.
O acessório é um complemento que precisa ser equilibrado ao resto do look, especialmente ao vestido. Afinal, o vestido é o item principal e os outros devem ornar com ele, não abafando-o.
Foto: Le Gras Foto
Foto: Sidney Campelo
O porta-coque é o acessório mais clássico que uma noiva pode escolher. Isso porque ele é especialmente para os coques mais altos e estruturados, o preferido das noivas luxuosas e clássicas. Ele traz brilho e destaque, dando um acabamento impecável ao penteado.
O terço é um acessório tradicional para as cerimônias no religioso. Em especial na igreja católica, é costume que a noiva entre com um terço junto ao buquê, ou com ele sozinho. O acessório, normalmente é uma joia delicada e de pérolas, que proporciona à noiva a representação de sua fé e devoção.
Os brincos para as noivas clássicas podem ser tanto menores quanto maiores, normalmente em cristais e pérolas. Enquanto a pérola traz um efeito mais elegante e tradicional, os cristais transmitem mais glamour.
O essencial na escolha do brinco é que ele harmonize bem especialmente com o acessório escolhido para o cabelo. No caso de não usar nada no cabelo, considere também se há bordados no seu vestido.
O brinco deve acompanhar os elementos da coroa, da tiara, ou do porta-coque e formar uma unidade.
Os brincos ponto de luz, de gota e pérolas são super clássicos e ficam ótimos com praticamente todos os penteados possíveis.
O brinco longo é indicado para penteados com os cabelos presos ou apenas meio soltos. Ao escolher o brinco longo é melhor também optar por uma maquiagem mais leve, assim haverá equilíbrio e a joia se destacará.
Foto: Sidney Campelo
Muito queridos também pelas noivas minimalistas e românticas, os apliques também podem ser opções para as noivas mais clássicas. Eles ficam bem tanto em coques baixos (que são mega elegantes!) quanto em coques mais altos.
Foto: Lutterbach Fotografia