BLOG
do atelier

Vestido de noiva com manga: encontre o melhor modelo para você

12 de maio de 2020

Os vestidos de noiva com mangas nunca saíram de moda e, agora mais do que nunca, estão longe disso. Nas últimas coleções de grandes estilistas do mundo inteiro, elas apareceram como o principal ponto de diferenciação dos vestidos, ou seja, o ponto que traz mais personalidade a um modelo.

Com as mangas no centro das atenções e com tantas opções, muitas noivas ainda tem dúvidas sobre qual tipo de manga usar. Por isso, vamos responder as perguntas mais frequentes aqui no Atelier  para que você descubra e defina qual o estilo de manga mais combina com o vestido dos seus sonhos!

 

Qual a melhor opção: manga curta ou manga longa?

Para definir a melhor opção o mais importante é considerar o seu sonho. Como você imagina o seu vestido? Com mangas longas? Mangas curtas? Alças finas? É essencial que você se sinta bem e esteja confortável com o vestido de noiva durante toda a cerimônia. A partir disso, em um segundo momento, é possível considerar qual estilo de manga mais equilibra com a sua proporção corporal e combina com o estilo do seu casamento. E para que você não sinta calor ou frio, considere o clima da estação, o horário e o local em que acontecerá o evento.

Se você se casará no verão, por exemplo, e quer  mangas longas, opte por tecidos mais leves, que vão permitir mais passagem de ar.

 

Foto: Sidney Campelo

 

Neste caso, o tule é uma ótima opção e o queridinho das noivas quando o assunto é manga. Por ser leve e possuir elasticidade, é muito utilizado em mangas longas, inclusive nas mais justas, pois traz conforto e não atrapalha o movimento da noiva. Também é uma ótima opção para mangas mais soltas, por sua fluidez. Além disso, fica perfeito com aplicação de rendas e bordados. E pode ainda criar o efeito de ilusione, que é a ilusão de não ter nada sobre a pele e os bordados estarem aplicados diretamente sobre a noiva.

vestido-tule-ilusione

A aplicação sobre o tule produz um efeito que chamamos de ilusione, como se os bordados estivessem sobre a pele. Foto: Sidney Campelo

Quero afinar os braços, existe algum tipo de manga mais recomendada?

Algumas mangas podem proporcionar esse efeito, mas o estilo de manga irá dependerá da sua proporção corporal, não existe um modelo universal que afine os braços. É necessário encontrar o formato e o tecido que mais harmonizam e equilibram com o seu corpo para criar esse efeito. Normalmente, o que é reto e traz o nosso olhar para a vertical afina e alonga a silhueta, então a manga longa pode ajudar a dar esta impressão. Porém, alguns tecidos tendem a achatar e criar mais volume, por isso é preciso analisar o que mais combina com você.

Foto: Priscila Fotografia 

 

Amei um vestido, mas quero mangas e ele não tem, e agora? 

A customização das mangas é uma das personalizações mais viáveis de serem feitas. No Atelier, trabalhamos com essa modificação até mesmo nas locações. Desde que não altere a estrutura original dos vestidos é possível adicionar e personalizá-lo com mangas. 

A nossa noiva Lara Schiffner, por exemplo, sonhava com mangas românticas e delicadas ao vestido que antes tinha de alças finas, e para realizar o seu sonho, a nossa equipe de modistas personalizou o modelo incluindo as mangas bem do jeitinho que ela queria, em renda chantilly, assim como o corpo do modelo. O vestido que já era lindo, ficou magnifico e único, com todo o romantismo que a Lara sonhou, confira o resultado:

Modelo escolhido por Lara antes da modificação.

 

Fotos: Fernanda Almeida Beauty

 

Conheça mais sobre os tipos de mangas para vestidos de noiva:

 

Manga longa e justa

Favorecem todos os biotipos e podem ser usadas em qualquer cerimônia. Noivas clássicas e românticas são as que mais se identificam com esse estilo. Geralmente, são confeccionas em tule ou renda e podem ser bordadas ou não.  São indicadas para todas as cerimônias, independente da estação do ano. 

Foto: Voal Fotografia

 

Manga Flare

Também conhecida popularmente como boca de sino, ela é justa próximo aos ombros e se abre até chegar ao punhos. Essa manga favorece o biotipo triângulo invertido ou reto. Combina com celebrações clássicas ou vintages, e é uma ótima opção para os casamentos que acontecerão no inverno ou outono.

Foto: Web / Reprodução

 

Manga ¾

Tão elegantes que já foram a escolha até para casamentos reais, elas vão até a altura dos cotovelos. Podem ser usadas tanto no verão quanto no inverno, pois possuem um comprimento versátil. Combinam com todos os biotipos e são mais utilizadas em casamentos clássicos.

Foto: Web / Reprodução

 

Manga Morcego 

São mangas de modelagem triangular, com cavas que se estendem até o nível do cotovelo, podendo chegar até os punhos. Ao levantar os braços, elas formam uma espécie de asa, que lembra a de morcegos, de onde deriva seu nome. Acentuam muito bem com o biotipo triângulo invertido, e combinam com casamentos no outono e no inverno, principalmente em cerimônias no estilo boho chic.

Foto: Voal Fotografia

 

Manga Bufante

São mangas, como o nome sugere, com bastante volume. Essa tendência inspirada na moda da Era Vitoriana, veio para trazer romantismo e leveza aos vestidos.  Elas harmonizam com corpo pera ou ampulheta, criando destaque para a parte de cima. São super indicadas para as noivas que se casam no outono ou inverno, com cerimonias no estilo clássico ou vintage. 

Allure F170-HARLOWE : Audras Bridal Gallery

 

Mangas curtas

Assim como as mangas longas elas podem ter vários detalhes de diferenciação. Com cortes variados e em altura diversas, aparecem com diferentes nomenclaturas, tais como borboleta, japonesa, tulipa. Porém, o principal sobre as mangas curtas é que elas são utilizadas principalmente por noivas que desejam adicionar ao vestido um toque de romântico e delicado. Combinam com todos os biotipos, especialmente com cerimônias modernas ou no estilo boho. As mangas curtas são perfeitas para os casamentos em meses mais quentes, sendo uma ótima opção para noiva que não abrem mão desse detalhe.

Foto: Voal Fotografia

 

O mais importante sobre as mangas é que não existe certo ou errado. Apesar de algumas serem mais indicadas para perfis específicos, todas elas podem ser utilizadas em todos os biotipos corporais e em todos os estilos de casamento. O necessário apenas é que a noiva se encante e se sinta bem com a sua escolha, e procure um modelo que tenha uma harmonia entre si. Você é uma noiva que sonha com um vestido com manga? Temos lindas opções, confira algumas:

Foto: Web / Reprodução

Foto: Web / Reprodução

Foto: Web / Reprodução

Foto: Web / Reprodução

Foto: Web / Reprodução

Foto: Web / Reprodução

Foto: Web / Reprodução

Foto: Web / Reprodução

 

Gostaria de conhecer outros modelos? Acesse o nosso catálogo! Caso tenha se apaixonado por algum dos nossos vestidos e queira mais informações, você pode falar diretamente com uma de nossas consultoras pelo Whatsapp.

O que você achou dessa matéria?
Conta pra gente.

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu email não será publicado.